Eventos e produção cultural como estratégias empresariais

VII Encontro de Relações Públicas - matutino

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Case Red Bull

Um dos objetivos do VII ERP, edição matutina, é trazer à tona a importância dos apoios e patrocínios culturais para a prática profissional de RP. Um case que deixa isto muito claro é o da Red Bull, empresa fabricante de energéticos que nos últimos anos tem investido muito em esporte e lazer.


Ao patrocinar eventos como o Air Race – corrida de aviões famosa mundialmente; promover eventos como Red Bull house of art, que proporciona ao público acesso gratuito a uma casa em que artistas de diversos segmentos trabalham sua arte; Flugtag – competição de criatividade, que envolve a construção de “aeronaves”; BC one – competição de dança para o público jovem, entre outros eventos de caráter cultural, esportivo ou até musical, a marca se aproxima do seu público alvo e associa-se com grandes eventos que ficam na memória daqueles que estavam presentes, gerando repercussão e comentários inclusive de quem não participou.


A Red Bull fugiu um pouco das propagandas televisivas, que eram, em sua maioria, apelativas e partiu para ações promocionais mais dinâmicas. Uma delas é o new beatle personalizado que se faz presente em eventos apoiados pela Red Bull.


Este case traz um exemplo do quanto o patrocínio e/ou apoio pode influenciar a percepção das pessoas sobre uma determinada marca. Muitas empresas fazem uso de consultorias, como a J. Leiva - representada por João Leiva no VII ERP matutino - para entender melhor como e em que investir para agregar valor à sua marca e ganhar maior visibilidade entre seu público-alvo.Este tipo de consultoria ajuda a empresa no uso de leis de incentivo e, muitas vezes, na mensuração de resultados destes investimentos.

Espero que esse case tenha dado uma ideia da relevância da compreensão sobre patrocínio cultural que o VII ERP matutino pretende proporcionar.
Aguardem por maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário