Eventos e produção cultural como estratégias empresariais

VII Encontro de Relações Públicas - matutino

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eventos diferenciam empresas diante da concorrência

Para a professora doutora da Fundação Cásper Líbero, Ethel Pereira, eventos culturais usados como estratégias empresariais são de extrema importância para o fortalecimento da marca e diferenciação diante dos concorrentes. “O profissional de comunicação da empresa deve estar muito alinhado ao planejamento estratégico dos negócios que a empresa propõe. Eventos usados como estratégia empresarial não são mais vistos como produtos ingênuos”, afirma Ethel.

O objetivo da empresa, ao organizar eventos culturais, é usar os valores adjuntos próprios do que o termo “cultura” traz e agregar a sua marca. “A cultura traz consigo adjetivos como ‘singularidade’, ‘particularidade’ e ‘especialidade’; eventos culturais agregam, portanto, tais valores à empresa, diferenciando-a diante do mercado”.

A tendência dos eventos, porém, vai além do patrocínio de cultura; cada vez mais as empresas fazem, de sua marca, sinônimo de um determinado conceito cultural a partir de eventos proprietários. “Esse tipo de produção é duradouro, traz mídia espontânea, amplia mercados e facilita na identificação com o consumidor”, explica Ethel.

Como exemplo de um evento proprietário, a professora cita o Skol Beats, um evento de música eletrônica ocorrido em São Paulo. A experiência feita pela empresa foi tão bem sucedida que, pela primeira vez no mundo, o evento deu nome a um produto. Desde 2000, quando o Skol Beats teve sua primeira edição, a cerveja Skol é Top of Mind do mercado. “Os diretores de comunicação da Skol sabem que isso é fruto de uma série de ações de marketing, dentre as quais o Skol Beats está inserido”, afirma Ethel.


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